Definição dos Objetvos Terminais

 

A última aula de Aprendizagem baseada em problemas, foi a mais desafiante até ao momento. Começou por haver oportunidade para rever e fazer algumas alterações, se necessário, aos “slogans” e tema do festival já mencionada na publicação anterior. O nosso grupo de trabalho não achou necessário fazer alterações ao que foi elaborado na aula anterior. A seguir foi-nos colocada pelo professor Herculano Cachinho a tarefa de produzir quatro objetivos terminais, cada um destes objetivos teria de responder a três questões "O quê?", "Como?" e "Para quê?". Estes guiarão todo o nosso trabalho, visto que foram construidos para conseguirmos resolver o nosso problema através da completação dos respetivos. Os quatro objetivos determinados pelo meu grupo de trabalho foram:

1.º Objetivo: (O quê?) Discutir o significado dos conceitos de: cidade educadora; património cultural gastronómico; património cultural artístico; Multiculturalidade; Educação geográfica (Como?) através da leitura ativa de textos científicos, (Para quê?) elucidar o significado destas palavras.

2.º Objetivo: (O quê?) Relacionar a multiculturalidade com a gastronomia, (Como?) através de “workshops” com cozinheiros de vários pontos do globo, (Para quê?) para entender como a cultura influencia a gastronomia.

3.º Objetivo: (O quê?) Demonstrar como as artes ajudam a transmitir as experiências de uma cultura, (Como?) através da música multicultural, (Para quê) para demonstrar a diversidade cultural presente na cidade.

4.º Objetivo: (O quê?)  Relacionar a educação geográfica e a arte (Como?) através da observação e reflexão de pinturas presentes no festival (Para quê?) para desenvolver capacidades de observação direta e indireta, interpretação e os valores do espírito crítico, empatia e compreensão multicultural.

Esta metodologia de conceção dos objetivos criou algumas dificuldades a alguns membros do grupo, principalmente se tivermos em consideração a facilidade com que os restantes lidaram com a mesma. Esta discrepância resulta do facto de, o curso de Geografia do IGOT, utiliza esta metodologia com relativa frequência, enquanto que as universidades onde os elementos com mais dificuldades se licenciaram utilizavam uma metodologia diferente, mais centrado na pergunta de partida, e as metodologias eram selecionadas apenas depois de uma pesquisa bibliográfica significativa.

No final da aula cada grupo apresentou o “slogan” e tema do trabalho já finalizados, assim como os objetivos definidos. O professor Herculano Cachinho recomendou-nos que nos focássemos apenas numa categoria de arte no 4.º objetivo, essa alteração já se encontra realizada nos objetivos mencionados acima.




Comentários