Neste publicação iremos abordar aquilo que foi a terceira aula da unidade curricular de "Aprendizagem Baseada em Problemas". O objetivo da mesma foi constituir os grupos de trabalho, a criação de uma pasta no "Google docs" e um grupo no "WhatsApp", e a elaboração de um contrato de trabalho.
A escolha dos grupos de trabalho teve um carácter aleatório, para tal o professor distribuiu uma carta com símbolos, a todos os alunos, consequentemente cada grupo é constituído pelos alunos com uma carta com o mesmo símbolo. A aleatoriedade da constituição dos grupos visa desafiar os alunos e colocá-los num cenário o mais próximo possível com aquele que irão encontrar no mercado de trabalho. Trabalhar apenas com os amigos promove um ambiente onde os alunos se sentem confortáveis a não cumprir as suas tarefas, algo que se quer evitar nesta metodologia, responsabilizando o aluno pelos seus atos.
Para prevenir estas questões, cada grupo elaborou o seu contrato de trabalho, onde foram descritos todos os direitos, deveres e sanções em caso de incumprimento que cada grupo achou necessário referir. Além disso, no contrato é referido o nome do grupo e também os cargos ocupados por cada membro, duas questões que no caso do meu grupo criou a primeira tensão entre os membros, não por entrarmos em desacordo, mas sim, porque ainda não estávamos totalmente confortáveis uns com os outros. O facto de os cargos serem rotativos retirou, em certa medida, a responsabilidade da escolha dos mesmos, visto que, caso essa distribuição não surta o efeito desejado, pode ser alterado na reunião semanal seguinte. Nos últimos minutos da aula o coordenador distribuiu algumas tarefas pelos membros do grupo (incluindo-o a si mesmo), que terão de ser executadas até à próxima reunião onde serão discutidas.
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