Introdução à metodologia da "Aprendizagem Baseada em Problemas"

 As primeiras duas aulas da unidade curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas, consistiram numa introdução, por parte do professor, à metodologia que será aplicada neste contexto, mas que também poderemos aplicar futuramente quando exercermos a profissão de professores.

 Este método baseia-se na resolução de problemas por parte dos alunos, centrada nos mesmos que se dividem em grupos de trabalho para promover o debate e subsequente aprendizagem. Estas aprendizagens não serão apenas conteúdos teóricos da área de estudos mas também um conjunto de experiências que ajudarão a desenvolver capacidades (liderança, organização, trabalho de equipa) e testar atitudes e valores. Assim a Aprendizagem Baseada em Problemas vem dar resposta a um mercado de trabalho em constante mutação onde hoje são exigidos mais do que conhecimentos, um conjunto de capacidades como o pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas complexos e coordenação, sendo estas algumas lacunas que os métodos de ensino mais tradicionais não conseguiram suprimir.

 Para aplicar este método é necessário agrupar os alunos em grupos, subsequentemente selecionar um coordenador e um secretário e a construção de um contrato de trabalho consentido e assinado por todos os membros do grupo de trabalho. A execução destes pontos será abordada no "post" seguinte deste blogue.


Comentários